“O setor está cada vez mais profissionalizado” e a “concorrrência é elevada”, diz Jared James, Real Estate Coach and Influencer.
“Estamos a entrar numa fase onde o setor da mediação imobiliária está cada vez mais profissionalizado” e onde a “concorrência é elevada”, alertou Jared James, Real Estate Coach and Influencer, em declarações ao idealista/news. Importa, nesse sentido, perceber que estratégias podem usar os profissionais do setor para conseguirem triunfar na sua atividade. “É preciso ter cada vez mais ‘skills’”, adiantou. O guru internacional do imobiliário esteve em Portugal para participar no Imocionate 2022, que se realizou dia 20 de outubro, tendo tido uma intervenção inspiradora, que arrancou vários aplausos e gargalhadas da plateia.
“A oportunidade que existe agora no setor da mediação imobiliária é elevada, nunca foi melhor, mas não é para todos. Quem continuar a fazer as coisas que fazia há dez anos não vai vingar, mas quem se ajustar, mudar e fizer o que tem de fazer para se aproximar das pessoas, dos clientes, sim. Esses vão ser uma opção, vão triunfar”, disse o empreendedor e autor do livro “Get out of YOUR way!”.
“Estamos a entrar numa fase onde o setor está cada vez mais profissionalizado, o que significa que o que tu fazes importa, o que tu dizes importa. É preciso ter cada vez mais ‘skills’, e a verdade é que há muitas pessoas na indústria que precisam de trabalhar as suas ‘skills’, para terem maior visibilidade”
Jared James
O norte-americano, que também é fundador da Jared James Enterprises, uma das maiores empresas de coaching dos EUA, da Jarja Media, uma das empresas de marketing e tecnologia com maior dinâmica de crescimento no setor, e da Cleared & Closed, que trata de coordenação de transações de agentes imobiliários, considera que a maneira mais fácil de trinfar no setor da mediação imobiliária passa, sem dúvida, por ser 100% profissional.
“Estamos a entrar numa fase onde o setor está cada vez mais profissionalizado, o que significa que o que tu fazes importa, o que tu dizes importa. É preciso ter cada vez mais ‘skills’, e a verdade é que há muitas pessoas na indústria que precisam de trabalhar as suas ‘skills’, para terem maior visibilidade. Há que ter em conta que estamos num mercado cada vez mais profissional, o que é um bom indicador”, contou.
A importância da tecnologia e do… smartphone
Uma das formas de ser bem-sucedido no setor da mediação imobiliária passa por usar muito e bem a tecnologia, nomeadamente o smartphone, apontou Jared James. “Quando há investidores, venham de onde vierem, o importante é, repito, ter visibilidade, é perceber como chegar até eles primeiro, como ser uma opção. No final do dia é isso que importa. Muitas vezes isso consegue-se apenas com conteúdos vídeo, tem de se usar o telemóvel [nesta profissão], tem de se ser uma opção”.
“Portugal é um destino popular”
Quando questionado sobre se considera que Portugal se mantém no radar dos investidores imobiliários, numa altura conturbada em termos económicos – alta taxa de inflação e taxas de juro a subir, entre outros fatores –, e sobre se a onda de norte-americanos a comprar casa no país veio para ficar, Jared James respondeu de forma clara: “Portugal é um destino popular, sem dúvida. Creio que vai manter-se este cenário, porque o preço médio comparativamente com outros locais continua a ser muito acessível. E é um país lindíssimo”.
“Nunca houve tanta concorrência”
Momentos antes, diante uma plateia repleta de profissionais do setor da mediação imobiliária, Jared James revelou, sem rodeios e falsas modéstias, que quando tinha 26 anos foi considerado o agente imobiliário número um nos EUA. Pelo meio, ao longo da sua inspiradora intervenção, deu algumas dicas aos presentes, com o objetivo de fazerem mais e melhores negócios. Isto ao mesmo tempo que tornam o setor mais profissional.
“As pessoas vão continuar a comprar e a vender casa, essa é a realidade, mas como é que vão encontrar o seu agente? Isso está sempre a mudar, e no lugar onde tu não cabes alguém vai caber”
Jared James
“Estamos numa indústria em que, no final do dia, o que tu fazes importa. A minha responsabilidade é expor-vos aos desafios, mas são vocês quem têm a responsabilidade. As pessoas estão expostas aos mesmos desafios, aos mesmos conhecimentos, mas algumas triunfam e outras não. O que fará sucesso? É estar em frente a um potencial cliente antes de um concorrente. É ter uma estratégia, sendo que esta está sempre a mudar. É estranho, mas as coisas mudam, o mundo muda, e os consumidores não vão esperar por nós. Vivemos num tempo em que nunca houve tanta concorrência”, disse, sublinhando que é crucial perceber como se pode melhorar e fazer a diferença.
“As pessoas vão continuar a comprar e a vender casa, essa é a realidade, mas como é que vão encontrar o seu agente? Isso está sempre a mudar, e no lugar onde tu não cabes alguém vai caber”, avisou.
Um dos conselhos dados por Jared James está relacionado com a aposta em programas de lealdade, como por exemplo a oferta de um “voucher” anual a clientes e ex-clientes. É quase como fazer “babysitting”, explicou, sublinhando que estes e outros argumentos “são desculpas para estar em contacto com os clientes”. “Isso dá e traz boas referências. O que importa não é só ser melhor, é ser melhor e tornar-se mais memorável, é ser mais visível”.
Sair da zona de conforto e… arriscar
Voltando a apontar a mira para a importância da visibilidade, que “supera a habilidade”, o especialista deixou bem claro que “o melhor nem sempre ganha”. “Ganha aquele que é opção. Quem tem visibilidade sairá sempre a ganhar. O nosso ‘trabalho’ é dar às pessoas a hipótese de nos conhecerem, temos de ser visíveis, para que elas possam dizer que nos conhecem”.
Para isso é preciso, muitas vezes, sair da zona de conforto, enfrentar desafios. “Começamos sempre de algum lado, certo? Temos de experimentar coisas novas, de sentirmo-nos desconfortáveis. É preciso arriscar e entrar na fase de fazer asneiras, só assim se terá resultados. Só se cresce quando se correm riscos, quando se tenta algo novo”.
“Temos de experimentar coisas novas, de sentirmo-nos desconfortáveis. É preciso arriscar e entrar na fase de fazer asneiras, só assim se terá resultados. Só se cresce quando se correm riscos, quando se tenta algo novo”
Jared James
Uma das formas de ter mais visibilidade passa por fazer (e publicar) vídeos, o que para muitas pessoas será precisamente… desconfortável. Jared James deu, no entanto, um exemplo de como é uma estratégia que pode trazer resultados. “Fazer um vídeo dá escala, funciona sem a pessoa fazer, depois de criar o vídeo, mais nada. Faz-se um e continua a funcionar, a ter visibilidade”. E, desta forma, ganha-se tempo para desfrutar melhor da companhia da família e/ou amigos. “É preciso dar valor ao tempo útil que dedicámos à nossa vida”, concluiu.
Fonte: idealista/news