Online será o “motor” do imobiliário português em 2021

No ano passado foi registado um crescimento de 22,8% no tráfego dos principais portais imobiliários, diz a imovendo.

Em plena pandemia, a adesão dos portugueses às plataformas online como principal canal de descoberta de imóveis, contacto com profissionais e posterior transação imobiliária, assumiu-se “como principal força motriz do setor imobiliário em Portugal” e, segundo um estudo da imovendo, “vai ser, certamente, o principal veículo de sustentabilidade do setor para 2021”, rumo à consolidação digital. De acordo com a consultora imobiliária, no ano passado foi registado um crescimento de 22,8% no tráfego dos principais portais imobiliários do país.

Apesar da incerteza e crise económica provocadas pela pandemia, 2020 evidenciou “um dinamismo até certo ponto surpreendente no que concerne aos novos créditos à habitação concedidos” diz a imovendo. Foi registado um crescimento de mais de 6% nos primeiros 10 meses do ano, “e, desta forma, assegurado, mesmo durante o primeiro confinamento, um fluxo mensal de novos financiamentos sempre superior a 830 milhões de euros”.

“Este novo ano deverá, ainda, manter o comportamento expansionista das entidades financeiras, sobretudo a partir do segundo trimestre, altura para a qual será expectável assistir aos primeiros passos de uma recuperação económica, em que, também se assistirá a um maior fluxo de imóveis e transações no mercado, devido ao fim das moratórias concedidas pelos bancos”, cometa Manuel Braga, CEO da imovendo, citado em comunicado.

O estudo da consultora indica ainda duas outras tendências que marcaram 2020 e que continuarão este ano: a perda de capacidade de rejuvenescimento do Alojamento Local, tendo-se assistido, em 2020, a uma queda de novos registos de 53,9% face a 2019, e de 73,9%, se comparado com 2018; um reajustamento na procura residencial, no sentido de garantir mais espaço útil, a par da existência de espaços exteriores (logradouros, terraços ou amplas varandas), “que resultam do facto de uma casa hoje ser bem mais do que apenas um dormitório”.

A imovendo sublinha ainda que 2020 registou um crescimento de 22,8% no tráfego dos principais portais imobiliários do país, apesar de as principais redes imobiliárias terem visto o tráfego das suas páginas cair mais de 4,1%, “o que demonstra, não apenas que estas tiveram mais dificuldade em adaptar os seus modelos de negócio tradicionais a uma nova realidade mais digital e menos presencial, como a maioria delas não adoptou o primado tecnológico como fator alavancador de negócios”.

Fonte: Idealista